Eternal Symphony
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Eternal Symphony

Um fórum de uma equipe de RPG Maker, criada para... Se divertir, e criar, sempre criar.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Eternal Symphony Custom Menu.

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Hama
Deusa do Gelo
Hama


Número de Mensagens : 144
Idade : 31
Localização : Nha.
Data de inscrição : 16/01/2009

Eternal Symphony Custom Menu. Empty
MensagemAssunto: Eternal Symphony Custom Menu.   Eternal Symphony Custom Menu. EmptyQua Fev 18, 2009 11:02 pm

Eternal Symphony Custom Menu. Escmke7

Introdução:

Versão de teste de um novo Menu, sendo criado pela equipe Eternal Symphony.

Características:

- Uso de apenas dois arquivos, no momento.
- Fundo móvel, e na direção que você quiser usar.
- Opções em baixo.

Imagens:

Eternal Symphony Custom Menu. Escmcd5

Scripts:

Você precisa do módulo que gerencia, e dos Scripts de janela e Menu, que são esses três:

Módulo:


Código:
#===============================================================================
#------===-----===-----===-----===-----===-----===-----===------===-----===-----
#    Módulo de gerenciamento de... Tudo, para o Eternal Symphony Custom Menu
#          Aqui a maioria das variáveis está alocada para ser movida.
#------===-----===-----===-----===-----===-----===-----===------===-----===-----
#===============================================================================


#-------------------------------------------------------------------------------
# Módulo Cache.
#-------------------------------------------------------------------------------
module Cache

def self.menu(filename, hue)
    load_bitmap("Graphics/Menu/", filename, hue)
  end 
end

module EternalSCustomMenu
 
#-------------------------------------------------------------------------------
# Imagens de fundo e borda.
#-------------------------------------------------------------------------------
 
  Fundo = "Background"
  Borda = "Foreground"
 
  VelFundoX = -1
  VelFundoY = 2
 
  end

Janela:

Código:
#===============================================================================
#------===-----===-----===-----===-----===-----===-----===------===-----===-----
#    Janela de edição dos membros do Menu. para o Eternal Symphony Custom Menu
#          Nesta janela, é onde ficam os membros da equipe atual.
#------===-----===-----===-----===-----===-----===-----===------===-----===-----
#===============================================================================

class Window_EternalStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do objeto
  #    x : coordenada X da janela
  #    y : coordenada Y da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(x, y)
    super(x, y, 480, 288)
    refresh
    self.active = false
    self.index = -1
    self.opacity = 0
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização
  #--------------------------------------------------------------------------
  def refresh
    self.contents.clear
    @item_max = $game_party.members.size
    for actor in $game_party.members
      draw_actor_face(actor, 2 + 192 * (actor.index / 2), (actor.index % 2) * 115 + 2, 92)
      x = 192 * (actor.index / 2)
      y = (actor.index % 2) * 115 + WLH / 2
      self.contents.font.size = 16
      self.contents.font.bold = true
      draw_actor_name(actor, x + 100, y)
      draw_actor_level(actor, x + 100, y + WLH)
      draw_actor_state(actor, x, y + WLH * 2.5)
      #draw_actor_hp(actor, x + 120, y + WLH * 1)
      #draw_actor_mp(actor, x + 120, y + WLH * 2)
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização do cursor
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_cursor
    if @index < 0              # Sem cursor
      self.cursor_rect.empty
    elsif @index < @item_max    # Padrão
      self.cursor_rect.set(192 * (@index / 2), (@index % 2) * 115, 192, 96)
    elsif @index >= 100        # Si
      self.cursor_rect.set(0, (@index - 100) * 96, 200, 96)
    else                        # O todo
      self.cursor_rect.set(0, 0, contents.width, @item_max * 96)
    end
  end
end

Cena (Scene)

Código:
#===============================================================================
#------===-----===-----===-----===-----===-----===-----===------===-----===-----
#          Operação do Menu, para o Eternal Symphony Custom Menu.
#          Esta é a Scene_Menu, alterada especialmente para o Script.
#------===-----===-----===-----===-----===-----===-----===------===-----===-----
#===============================================================================

class Scene_Menu < Scene_Base
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do objeto
  #    menu_index : posição inicial do cursor
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(menu_index = 0)
    @menu_index = menu_index
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_menu_background
    create_command_window
    @gold_window = Window_Gold.new(300, 330)
    @gold_window.opacity = 0
    @status_window = Window_EternalStatus.new(60, 50)
    @background = Plane.new
    @background.bitmap = Cache.menu(EternalSCustomMenu::Fundo, 0)
    @foreground = Sprite.new
    @foreground.bitmap = Cache.menu(EternalSCustomMenu::Borda, 0)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fim do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def terminate
    super
    dispose_menu_background
    @background.dispose
    @foreground.dispose
    @command_window.dispose
    @gold_window.dispose
    @status_window.dispose
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da tela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update
    super
    update_menu_background
    @background.ox += EternalSCustomMenu::VelFundoX
    @background.oy += EternalSCustomMenu::VelFundoY
    @command_window.update
    @gold_window.update
    @status_window.update
    if @command_window.active
      update_command_selection
    elsif @status_window.active
      update_actor_selection
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    s1 = Vocab::item
    s2 = Vocab::skill
    s3 = Vocab::equip
    s4 = Vocab::status
    s5 = Vocab::save
    s6 = Vocab::game_end
    @command_window = Window_Command.new(544  - 120, [s1, s2, s3, s4, s5, s6], 3, 2, 16)
    @command_window.x = 60
    @command_window.y = 400 - @command_window.height * 1.5 - 10
    @command_window.opacity = 0
    @command_window.index = @menu_index
    if $game_party.members.size == 0          # Se não houver membros na equipe
      @command_window.draw_item(0, false)    # Desabilita "Items"
      @command_window.draw_item(1, false)    # Desabilita "Habilidades"
      @command_window.draw_item(2, false)    # Desabilita "Equipamentos"
      @command_window.draw_item(3, false)    # Desabilita "Status"
    end
    if $game_system.save_disabled            # Se salvar for proibido
      @command_window.draw_item(4, false)    # Desabilita "Salvar"
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da escolha de comando
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_command_selection
    if Input.trigger?(Input::B)
      Sound.play_cancel
      $scene = Scene_Map.new
    elsif Input.trigger?(Input::C)
      if $game_party.members.size == 0 and @command_window.index < 4
        Sound.play_buzzer
        return
      elsif $game_system.save_disabled and @command_window.index == 4
        Sound.play_buzzer
        return
      end
      Sound.play_decision
      case @command_window.index
      when 0      # Item
        $scene = Scene_Item.new
      when 1,2,3  # Habilidades, equipamento, status
        start_actor_selection
      when 4      # Salvar
        $scene = Scene_File.new(true, false, false)
      when 5      # Fim de jogo
        $scene = Scene_End.new
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Início da seleção de herói
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start_actor_selection
    @command_window.active = false
    @status_window.active = true
    if $game_party.last_actor_index < @status_window.item_max
      @status_window.index = $game_party.last_actor_index
    else
      @status_window.index = 0
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fim da seleção de herói
  #--------------------------------------------------------------------------
  def end_actor_selection
    @command_window.active = true
    @status_window.active = false
    @status_window.index = -1
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da seleção de herói
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_actor_selection
    if Input.trigger?(Input::B)
      Sound.play_cancel
      end_actor_selection
    elsif Input.trigger?(Input::C)
      $game_party.last_actor_index = @status_window.index
      Sound.play_decision
      case @command_window.index
      when 1  # Habilidades
        $scene = Scene_Skill.new(@status_window.index)
      when 2  # Equipamento
        $scene = Scene_Equip.new(@status_window.index)
      when 3  # Status
        $scene = Scene_Status.new(@status_window.index)
      end
    end
  end
end

Informação Adicional / Observações da Autora:

Você precisa de duas imagens. Uma de borda, e uma de fundo.

Você pode nomear como quiser, mas a borda deve ter a mesma dimensão de uma tela, e o fundo pode ter o tamanho que quiser também.

Terá que criar uma pasta chamada "Menu", e colocar os dois arquivos dentro dela.

É recomendável que a borda tenha transparência, já que o que tem atrás dela será um fundo que se move.

Versão de Testes:

Aqui, esta é uma versão de teste com os arquivos disponíveis.

Alguma outra creditação?

Apenas à equipe Eternal Symphony, que disponibilizou tudo que precisamos usar.

Além do RTP, claro.
Ir para o topo Ir para baixo
https://eternalsymphony.forumeiros.com
Maranguape

Maranguape


Número de Mensagens : 21
Idade : 29
Localização : Maranguape,Ceará,Brasil
Data de inscrição : 16/01/2009

Eternal Symphony Custom Menu. Empty
MensagemAssunto: Re: Eternal Symphony Custom Menu.   Eternal Symphony Custom Menu. EmptyQui Fev 19, 2009 3:46 pm

Tá muito bom *o*,realmente eu gostei.o script é bem grande,mas posso esperar ele full.
Ir para o topo Ir para baixo
Hama
Deusa do Gelo
Hama


Número de Mensagens : 144
Idade : 31
Localização : Nha.
Data de inscrição : 16/01/2009

Eternal Symphony Custom Menu. Empty
MensagemAssunto: Re: Eternal Symphony Custom Menu.   Eternal Symphony Custom Menu. EmptySex Fev 20, 2009 2:35 pm

Não é grande não. A Scene_Menu é naturalmente grande.

Daí tem esse tamanho estranho.

Mas o AI-chan Custom Menu tinha um tamanho parecido. Ou maior.
Ir para o topo Ir para baixo
https://eternalsymphony.forumeiros.com
Hama
Deusa do Gelo
Hama


Número de Mensagens : 144
Idade : 31
Localização : Nha.
Data de inscrição : 16/01/2009

Eternal Symphony Custom Menu. Empty
MensagemAssunto: Re: Eternal Symphony Custom Menu.   Eternal Symphony Custom Menu. EmptySáb Fev 21, 2009 12:19 pm

Uma atualização que pode ser colocada é a escolha da fonte em cada janela. Isso eu preparei. Posso deixar, ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
https://eternalsymphony.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Eternal Symphony Custom Menu. Empty
MensagemAssunto: Re: Eternal Symphony Custom Menu.   Eternal Symphony Custom Menu. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Eternal Symphony Custom Menu.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novidades da [Eternal], em Scripting.
» [Eternal Symphony] [Charsets] Discípulos da Hama.
» [Eternal Symphony] Namisa FaceMaker VX (Versão de Testes)
» [Eternal Symphony] Pista para o jogo Mario Kart.
» [Eternal Symphony] Sistema de Troca de Classe / Aumento de Atributos por classe.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Eternal Symphony :: RPG Maker VX :: Scripts-
Ir para: